IMPERMEABILIZANTES SÃO PRODUTOS UTILIZADOS NA PROTEÇÃO CONTRA INFILTRAÇÕES NAS EXTRUTRAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL.
O que é e qual a importância da impermeabilização?
A impermeabilização é uma técnica que se utiliza de produtos específicos com o intuito de proteger as partes de um imóvel contra as diversas ações da água, que podem ser causadas pela chuva, pressão negativa em lençois freaticos, áreas de terrenos muito únidas, limpeza, banhos, etc. Esse processo deve ser feito para evitar problemas como infiltração e umidade, que interferem na saúde do ambiente e consequentemente na qualidade de vida dos usuários, e também na aparência da edificação.
Contudo, por mais que seja uma etapa fundamental na obra, a impermeabilização muitas vezes não é incluída e provoca diversas dúvidas nos construtores e proprietários. Por isso vamos esclarecer qual a importância da impermeabilização.
A impermeabilização é um processo que irá isolar e proteger os materiais e superfícies de um imóvel que estão sujeitas às adversidades climáticas, evitando a passagem de líquidos e vapores para manter a edificação em boas condições por um maior período de tempo. No entanto, a utilização dessa técnica deve ser planejada previamente para aumentar a eficiência e diminuir os custos. Isso porque, quando feita da forma incorreta, a impermeabilização afeta a durabilidade do imóvel, causando prejuízos não apenas para o bolso, mas para a saúde dos usuários também.
A impermeabilização é de suma importância em uma construção, visto que ela é uma das responsáveis por garantir a vida útil dos PROJETOS EXTRUTURAIS das construções, sejam elas residenciais, comerciais ou empresariais. Afinal, sem ela, a umidade for absorvida pela estrutura da edificação, como concreto, alvenaria e revestimentos, causará danos irreparáveis a longo prazo. Os problemas podem variar desde uma formação de mofo, até o surgimento de goteiras, movimentação de azulejos, corrosão e ferrugem.
Além disso, a umidade facilita o aparecimento de fungos, tornando o ambiente totalmente insalubre, prejudicando a saúde e qualidade de vida das pessoas a curto e longo prazo.
O processo pode parecer complexo, mas na verdade é bem simples. É necessário utilizar produtos que impermeabilizem a superfície criando uma barreira física resistente à água e outros líquidos, impedindo a absorção da umidade pelas estrutura, evitando assim infiltrações, mofo, bolor e manchas. Para isso, esses produtos precisam possuir uma composição equilibrada pois irá envolver a estrutura das superfícies do ambiente, protejendo imediatamente contra os líquidos que entram em contato elas.
A técnica de impermeabilização deve ser utilizada em quase todas as etapas de reformas e construções, ou seja, desde fundações, subsolos, paredes de contenção e lajes, até áreas realmente molhadas, como piscinas e reservatórios. Por isso a impermeabilização deve ser feita por uma empresa capacitada para evitar problemas futuros.
Por fim, não pense que todas as superfícies da edificação devem ser impermeabilizadas, mas existem algumas principais que são as mais indicadas para receber a técnica:
Portanto, além de aumentar a durabilidade do imóvel, uma boa impermeabilização contribui para a saúde do ambiente e de seus usuários.
Recomendamos os Sistemas Impermeabilizantes abaixo para impermeabilizar sua obra: